O Programa Paraná Digital e a inclusão digital
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2157Resumo
Resumo: Pretendemos nesta pesquisa problematizar os programas de tecnologias digitais na educação enquanto meios para a inclusão digital, por meio da análise de entrevistas realizadas com diretores, professores, funcionários (admlocal) e alunos de duas escolas públicas do estado do Paraná, tomando como elemento de análise o Programa Paraná Digital. As análises das respostas dos atores entrevistados revelam aspectos que favoreceram o uso dos recursos digitais, principalmente pelos professores, funcionários, pedagogos e direção, pois para os alunos, ao menos para os entrevistados, o Programa Paraná Digital não foi o instrumento de inclusão digital, visto que tinham acesso a computadores por outros meios e os bloqueios realizados no laboratório desmotivaram-nos a usar o mesmo. O fato de proibir o acesso a determinados sítios na internet mascara demandas da Educação atual emergentes do desenvolvimento tecnológico. Se, por um lado, dispor recursos tecnológicos não é suficiente para garantir a inclusão digital, certamente não contar com os meios para acesso inviabiliza qualquer possibilidade de inclusão e mudanças na prática pedagógica. Assim, as políticas educacionais que tratam das Tecnologias na Educação precisam discutir a inclusão digital em termos que transcendam disponibilizar recursos às escolas e busquem a compreensão de como pode ocorrer a apropriação crítica e criativa das tecnologias na escola, favorecendo que tanto professores, pedagogos, gestores, funcionários e alunos participem ativamente das decisões em relação aos Programas de Tecnologias na Educação.
Palavras-chave: Programa Paraná Digital. Inclusão digital. Políticas educacionais. Programas de Tecnologias.
PARANÁ DIGITAL PROGRAM AND DIGITAL INCLUSION
Abstract: In this research we intend to problematize digital technology programs in education as means for digital inclusion, through the analysis of interviews with directors, teachers, employees (admlocal) and students of two public schools in the state of Paraná, taking them as an element of analysis, Paraná Digital Program. Analysis of interviewed actors answeres revealed aspects that favored the use of digital resources, mainly by teachers, employees, pedagogues and management board, because for students, at least for the interviewees, Paraná Digital Program was not an instrument for digital inclusion, since they had access to computers by other means and blockages in laboratory usage discouraged them to use it. Prohibition of access to certain Internet sites masks some demands of current Education emerging from technological development. If, on the one hand, the availability of technological resources is not enough to guarantee digital inclusion, on the other hand, certainly not having the means to access makes impossible any possibility of inclusion and changes in pedagogical practice. Thus, educational policies that deal with technologies in education need to discuss digital inclusion in terms that transcend available resources to schools and seek to understand how critical and creative appropriation of technologies in school can take place, allowing teachers, pedagogues, managers, staff and students to actively participate in decision making regarding Technology Programs in Education.
Keywords: Paraná Digital Program. Digital inclusion. Educational policies. Technology Programs.
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