A formulação de problemas matemáticos em um espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais

Autores

  • Fernando Luís Pereira Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luzia de Fatima Barbosa Fernandes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v6.n1.a2128

Resumo

Resumo: O presente artigo discute a Formulação de Problemas em um contexto de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da simetria invertida. O objetivo principal da pesquisa era compreender que conhecimentos são mobilizados por professores em um ambiente de formação quando formulam problemas matemáticos. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, com a realização de coleta de dados em campo. Foi realizada uma oficina junto a 28 professores dos anos iniciais, no ano de 2015, na qual desenvolvemos uma dinâmica de formulação, resolução e comentários de problemas. Na análise, consideramos dois aspectos: (i) a interdisciplinaridade e (ii) a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Concluímos que a estratégia de formulação de problemas matemáticos, apoiada na perspectiva da Simetria Invertida, possibilitou a problematização de conhecimentos inerentes à prática dos professores participantes.

Palavras-chave: Formulação de problemas matemáticos. Resolução de problemas. Formação continuada de professores. Simetria invertida. Ensino fundamental.

 

 

THE MATHEMATIC PROBLEMS POSING IN A CONTINUING EDUCATION SPACE OF EARLY YEARS TEACHERS

Abstract: This article discusses the Problem Posing in a context of continuing education for teachers in the early years of elementary school, in view of the inverted symmetry. The main objective of the research was to understand the knowledge mobilized by teachers in a training environment when formulating mathematical problems. The methodology is qualitative, with the completion of collecting field data. A workshop was conducted to 28 teachers of Elementary School, in 2015, in which a dynamic formulation, resolution and comments of problems were developed. In the analysis, we consider two aspects: (i) the interdisciplinary and (ii) the use of Digital Technologies of Information and Communication. The findings indicate the problem posing strategy based on the Inverted Symmetry perspective allowed the questioning of knowledge inherent to the practice of participating teachers.

Keywords: Mathematic problems posing. Problem solving. Continuing teachers training. Inverted symmetry. Elementary school.


Biografia do Autor

Fernando Luís Pereira Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Assistente do ICENE (Curso de Licenciatura em Educação do Campo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciado em Matemática e Mestre em Educação pela Unicamp.

Luzia de Fatima Barbosa Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Unicamp. Licenciada em Matemática pela Unesp - Campus São José do Rio Preto. Bolsista Capes.

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Publicado

2017-07-09

Edição

Seção

Espaço Plural