Arte e educação: um diálogo em tempos de mudança

Autores

  • Sandra Mónica Figueiredo Oliveira Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n2.a2023

Resumo

Resumo: Partindo do pressuposto que um novo paradigma artístico está a emergir, o que implica a construção de um conhecimento sempre renovado, quer na dimensão concetual, quer na dimensão da intervenção, os processos formativos dos futuros profissionais docentes merecem-nos especial atenção. Este artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a arte contemporânea, na formação inicial de professores, no horizonte das transformações atuais – o que implica pensar as mudanças no ensino-aprendizagem, a descrença dos sistemas de justificação educacionais, a mutação do conceito de arte e das práticas artísticas e as mudanças dos comportamentos, perspetivando o futuro. Este trabalho foi ao encontro dos seguintes objetivos: implementar e avaliar um programa pedagógico na formação inicial dos professores assente na arte contemporânea e identificar as competências que a arte contemporânea promove nos estudantes e que concorrem para o seu perfil profissional. Privilegia-se um quadro paradigmático de investigação numa perspetiva interpretativa e adota-se uma metodologia de estudo de caso que envolveu 300 estudantes de Licenciaturas em Educação Básica ao longo de um semestre. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a importância artístico-pedagógica da arte contemporânea para o perfil profissional do professor, bem como a necessidade de uma reforma curricular, visando à inovação dos processos de formação onde a arte contemporânea seja contemplada.

Palavras-chave: Arte Contemporânea. Formação de Professores. Processo de ensino-aprendizagem.

 

ART AND EDUCATION: A DIALOG IN TIMES OF CHANGE

Abstract: This study starts from the assumption that a new artistic paradigm is emerging, which involves the construction of a continuously renewed knowledge, both in conceptual and relational dimensions and its consequences on art education in initial teacher training. This article results of a research project that focused its concern on the need to equate contemporary art in initial teacher education, on the horizon of current transformations, such as: changes in teaching and learning, disbelief on educational justification systems, changes in art concepts and artistic practices and changes in behaviour and envisioning the future. This paper focuses on the following objectives: implement an evaluate educational program in the initial teachers training based on contemporary art and identify the skills that contemporary art promotes in students which contribute to their professional profile. Chosen research methods follow a paradigmatic framework for research in an interpretative perspective and the study adopts a case study methodology. Research involved 300 students of a BA degree in Elementary Teachers Education during one semester. Emerging findings of the study highlight the artistic and pedagogical importance of contemporary art to develop skills that contribute to the professional profile of the teacher as well as the need for curriculum reform in arts education aimed at innovating training processes where contemporary art is contemplated.

Keywords: Contemporary Art. Teacher Training. Teaching-learning process.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mónica Figueiredo Oliveira, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Universidade Católica Portuguesa

Posdoutorada em Didática das Expressões artísticas pela FBAUP. Doutora em Artes Plásticas pela FBAUS, 2000. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desde 1996. Investigadora integrada do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto. Investigadora colaboradora do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – Núcleo de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colaboradora em Projetos na área da Educação e Formação com a Câmara Municipal do Porto na formação de técnicos e na dinamização de oficinas didáticas do Departamento de Arquivos e Museus e no Departamento das Bibliotecas. Autora de várias publicações na área da Educação Artística, Ilustração e Artes Plásticas. Como artista plástica participou em várias exposições coletivas e individuais no país e no estrangeiro. Destacam-se os dois últimos prémios nacionais de escultura que ganhou em 2012. Foi membro das Comissões de Especialistas na área Científica de Formação de Professores Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2004 a 2006. Foi membro da Comissão de Peritos, para a Avaliação Externa de Cursos do Ensino Superior Politécnico na área da Educação do Conselho de Avaliação, de 2002 a 2004. Foi membro da Comissão de Acreditação e Certificação do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores – Ministério da Educação (INAFOP) de 2000 a 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. F. Arte e educação: um diálogo em tempos de mudança. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 2, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n2.a2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2023. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê