As relações étnico-raciais negra e indígena na escola: possibilidades de ações pedagógicas reduzindo o preconceito

Autores

  • Zuleika Andradas Albuquerque UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1856

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar algumas ações pedagógicas sobre as relações étnico-raciais negra e indígena, desenvolvidas com êxito, em ambientes escolares, numa visão multidisciplinar, de acordo com as Leis Federais Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08. Tais  práticas promovem a Educação para o respeito à diversidade, a partir do reconhecimento das duas etnias e suas contribuições na formação e desenvolvimento do Brasil e de seu povo. Ainda  reconhecem e valorizam a identidade dos alunos, tornando, assim, a sua autoimagem positiva, elevando a sua autoestima. Desenvolvem o aprendizado e a melhoria nos seus relacionamentos interpessoais, na escola e na comunidade. Os Projetos Pedagógicos foram desenvolvidos em duas escolas municipais da periferia de Porto Alegre, nas aulas de Educação Física, em turmas do I e II Ciclos, com alunos de 6 a 14 anos, em 2013.

Palavras-chave: Etnia Negra e Indígena. Educação para a diversidade. Reconhecimento e Identidade. Autoimagem. Autoestima.

 

THE RELATIONS RACIAL – ETHNIC BLACK AND INDIGENOUS IN THE SCHOOL: POSSIBILITY OF PEDAGOGIC ACTIONS REDUCING THE PREJUDICE

Abstract: This article show some pedagogical actions on ethnic and race relations: black and indigenous, developed successfully in school environments, a multidisciplinary approach in accordance with Federal Law No. 10.639/03 and No. 11.645/08. Promoting Education for respecting diversity, from the knowledge of the two ethnic groups and their contributions to the formation and development of Brazil and its people. Recognizing and valuing students' identities, becoming their positive self-image, raising their self-esteem. Developing your learning and improvement in their interpersonal relationships at school and in the community. The Pedagogical Projects were developed in two schools of Porto Alegre, in physical education classes. In the classes I and II cycles with students 6-14 years old, in 2013.

Keywords: Black and Indigenous Ethnicity. Education for diversity. Recognition and Identity. Self-image. Self-esteem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleika Andradas Albuquerque, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós Graduanda em Educação para Diversidade - Faculdade de Educação - FACED UFRGS

Profª Esp. em Pedagogia do Espotrte pela UnB - Brasília.

Licnciatura Plena em Educação Física - ESEF- UFRGS

Profª de Educação Física da RME - SMED  de Porto Alegre - rs

Downloads

Publicado

2014-06-20

Como Citar

ALBUQUERQUE, Z. A. As relações étnico-raciais negra e indígena na escola: possibilidades de ações pedagógicas reduzindo o preconceito. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1856. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1856. Acesso em: 20 abr. 2024.