Gênero, corporeidade e relações étnico-raciais na EJA/PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1855Resumo
Resumo: Este artigo comunica resultados de pesquisa que teve por objeto dez trabalhos de conclusão de curso (TCC) elaborados no período de 2007 a 2011 por egressos do Curso de Especialização Proeja em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Minas Gerais. Esses TCCs constituem o corpus de pesquisa por abordarem gênero, corporeidade e relações étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e/ou no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). No exame desses TCCs, utilizaram-se procedimentos inerentes à análise de conteúdo (BARDIN, 1988) e ao Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; SOARES e MACIEL, 2000). Entende-se que o multiculturalismo, ao valorizar grupos culturais subordinados, possibilite interpretar desafios vivenciados por negros, mulheres e homossexuais cursistas da EJA e/ou Proeja. Verificou-se por meio desses trabalhos: a) internalização da necessidade de a mulher realizar com zelo tarefas consideradas masculinas para demonstrar sua capacidade; b) naturalização do preconceito em relação ao gênero feminino; c) articulação entre corporeidade e processo ensino-aprendizagem; d) limites da capacidade das determinações legais de assegurar mudanças na cultura pedagógica das instituições investigadas. Salientam-se a partir desses resultados: a necessidade de desconstruir preconceitos pautados na superioridade masculina; problematizar na proposta de Educação Física para EJA o vínculo entre corpo, mídia e mundo do trabalho; implementar efetivamente a Lei nº 10.639/2003.
Palavras-chave: EJA. Diversidade Cultural. Educação Profissional.
GENDER, ETHNIC RELATIONS CORPORALITY E-RACE IN EJA / PROEJA
Abstract: This article presents the results of a survey which had as the object of research ten work of completion (TCCs) developed in the period 2007 to 2011 by graduates of the Specialization Course Proeja, offered in an institution of the Federal Network of Professional Education, Science and Technology in Minas Gerais. These TCCs are the research corpus because of its approaching the theme of gender, ethnic relations corporality e-race in Youth and Adults Education (EJA) and/or the National Integration Program of Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (Proeja). For the analysis of these studies were used the procedures inherent in content analysis (BARDIN, 1988) and the State of Knowledge (FERREIRA, 2002; SOARES and MACIEL, 2000). It is understood that multiculturalism in valuing cultural groups subordinates allows interpreting challenges experienced by blacks, women and homosexuals EJA course participants and / or Proeja. It was possible to realize through these studies: a) internalizing the need for women to perform tasks considered masculine zeal to demonstrate their ability; b) naturalization prejudice against the female gender; c) articulation between corporeality and teaching-learning process; d) limits the scope of the legal provisions to ensure changes in the educational culture of the institutions investigated. It is emphasized from these results the need to deconstruct prejudices lined in male superiority; discuss the proposal of Physical Education EJA link between the body, media and labor, and factually implement Law # 10.639/2003.
Keywords: Youth and adults education. Cultural diversity. Professional education.
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