As relações de poder nas instituições escolares: pressupostos teóricos convergentes em Max Weber e Pierre Bourdieu

Autores

  • Telma Aparecida Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1845

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir como os pressupostos teóricos dos sociólogos Max Weber (1982, 1993 e 1995) e Pierre Bourdieu (1975, 2004 e 2009) auxiliam na compreensão acerca do poder nas relações escolares. A metodologia deste trabalho consistiu predominantemente em revisão bibliográfica das obras dos autores citados. Primeiramente, foram descritas algumas das principais contribuições desses autores, com vistas a um melhor entendimento de suas teorias. Em seguida, há uma análise das suas obras, com o que se relaciona especificamente ao fenômeno denominado poder, constatando-se convergências que são contributivas para o entendimento da questão do poder nas escolas. O estudo apontou para a necessidade de mais discussões sobre a temática, para que se possam nortear processos educativos que elucidem a superação das consequências que o fenômeno pode provocar no campo do gênero e da diversidade cultural nos contextos de ensino.

Palavras-chave: Poder. Relações escolares. Max Weber. Pierre Bourdieu.

 

THE POWER RELATIONS AND THE SYMBOLIC VIOLENCE IN THE SCHOOL INSTITUTIONS: THEORETICAL ASSUMPTIONS CONVERGENTS IN MAX WEBER AND PIERRE BOURDIEU

Abstract: The objective of this article is to discuss how the theoretical assumptions of the sociologists Max Weber (1982, 1993 e 1995) and Pierre Bourdieu (1975, 2004 e 2009) help in the comprehension around of the power in school relations. The methodology of this work consisted predominantly of bibliographic review of the mentioned authors' work.  First of all, were described some of the main contributions of these authors, with a view to a better understanding of their theories. Then, there is an analysis of their works related specifically to the phenomenon called 'power', it was noted that there are convergences or criticism that contribute for the power's question understanding at the school. The study pointed for the necessity of more discussion about the theme, to be possible to guide the educational process that elucidate the overcoming of the abusive use's consequences that the phenomenon can cause in the gender issues and of the cultural diversity in the teaching contexts.

Keywords: Power. School Relations.  Max Weber. Pierre Bourdieu.

 

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Biografia do Autor

Telma Aparecida Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

http://lattes.cnpq.br/0090397380246146

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Publicado

2014-06-20

Como Citar

SANTOS, T. A. S. As relações de poder nas instituições escolares: pressupostos teóricos convergentes em Max Weber e Pierre Bourdieu. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1845. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1845. Acesso em: 29 mar. 2024.