Literatura afro-brasileira em livros didáticos de ensino médio: uma produção em busca de reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1840Resumo
Resumo: Este trabalho expõe os resultados de um projeto de pesquisa que verificou e analisou a presença da literatura afro-brasileira em livros didáticos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Ensino Médio aprovados para o PNLD 2012. Essa pesquisa nasceu da necessidade de se examinar tais livros didáticos a fim de avaliar a adequação e profundidade no tratamento da produção literária afro-brasileira considerando-se o disposto pela Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incluindo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira na educação básica. Os resultados demonstram que a produção literária afro-brasileira ainda é pouco contemplada pelas coleções de livros didáticos.
Palavras-chave: Literatura Afro-Brasileira. Livros Didáticos. Ensino Médio.
AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN TEXTBOOKS FOR HIGH SCHOOL: WORKS IN SEARCH OF RECOGNITION
Abstract: This paper exposes results from a research, which checked and analyzed how Afro-Brazilian literature is presented in textbooks for high school approved by PNLD 2012. This research aimed to examine these textbooks in order to evaluate adequacy and depth in the treatment of Afro-Brazilian literary works regarding the Law 10.639/2003, which made compulsory the teaching of Afro-Brazilian History and culture in primary and secondary education. The results obtained show low presence of Afro-Brazilian literature in textbooks for high school.
Keywords: Afro-Brazilian literature. Textbook. High School.
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