O desenvolvimento linguístico-cultural e a formação profissional: um estudo de caso sobre a situação do ensino da língua estrangeira nos institutos federais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1838Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a situação e as perspectivas para o ensino de línguas estrangeiras na educação profissional, a fim de definir e caracterizar a situação atual do ensino de línguas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Assim, utiliza-se como objeto o estudo da educação linguístico-cultural na formação profissional, com enfoque no aprendizado de idiomas estrangeiros por parte de alunos da educação básica de nível médio, tendo como estudo de caso o Câmpus Canoas do IFRS. Para isso, partiu-se da investigação bibliográfica, chegando-se à sintetização das perspectivas de docentes e discentes sobre a situação que se quer definir. Apresentam-se, também, os problemas identificados em tais perspectivas e são propostas alternativas de possíveis mudanças que possam melhorar a situação do ensino de línguas no câmpus.
Palavras-chave: Línguas estrangeiras. Aprendizado de idiomas. Câmpus Canoas do IFRS.
EL DESARROLLO LINGUÍSTICO-CULTURAL Y LA FORMACIÓN PROFESIONAL: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE LA SITUACIÓN DE LA ENSEÑANZA DE IDIOMAS EXTRANJEROS EN LOS INSTITUTOS FEDERAIS
Resumen: El presente artículo tiene como objetivo analizar la situación y las perspectivas para la enseñanza de idiomas extranjeros en la educación profesional, buscando definir y caracterizar la situación actual de la enseñanza de idiomas en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Así, se utiliza como objeto de estudio la educación lingüístico-cultural en la formación profesional, con enfoque en el aprendizaje de idiomas extranjeros por parte de alumnos de educación básica de nivel medio (secundaria), teniendo como estudio de caso el campus Canoas del IFRS. Se partió de la investigación bibliográfica, llegando a la síntesis de las perspectivas de docentes y discentes sobre la situación a definir. Se presentan, también, los problemas identificados en tales perspectivas y se proponen alternativas de posibles cambios que puedan mejorar la situación de la enseñanza de lenguas en el campus.
Palavras-chave: Idiomas extranjeros. Aprendizaje de idiomas. Campus Canoas del IFRS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.