Por uma educação das relações étnico-raciais

Autores

  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade do Estado da Bahia
  • Beatriz Giugliani

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1833

Resumo

Resumo: Educação das Relações Étnico-Raciais pressupõe a inclusão da história e cultura dos diferentes grupos étnico-raciais no currículo escolar, com especial atenção ao contexto onde a escola está inserida e aos grupos historicamente estigmatizados.  O objetivo do artigo é refletir e contribuir com a discussão acerca da importância de uma educação que contemple a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro e da humanidade. Acreditamos que fazer valer as leis 10.639/03 e 11.645/08, suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e as políticas educacionais afirmativas, continua sendo um dos maiores desafios no fazer e no pensar educacional dos brasileiros. Passado mais de uma década da criação da lei 10.639 percebe-se que a maioria das escolas brasileiras ainda não a implementou de fato, existindo apenas ações pontuais, superficiais, descontextualizadas e sem continuidade, em datas como 13 de maio e 20 de novembro. No caso da lei 11.645 em datas como 19 de abril e dia do folclore.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Leis 10.639 e 11.645. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

 

EDUCATION FOR ETHNIC-RACIAL RELATIONS

Abstract: Education of Racial-Ethnic Relations requires the inclusion of the history and culture of different ethnic and racial groups in the school curriculum, with special attention to the context in which the school is embedded and historically stigmatized groups. The objective of this article is to reflect and contribute to the discussion about the importance of an education that includes ethnic and cultural diversity of the Brazilian people and humanity. We believe that enforcing the laws 10.639/03 and 11.645/08, their national curriculum guidelines and affirmative educational policies, remains one of the greatest challenges in making and thinking of Brazilian education. Spent over a decade creating the law 10,639 one realizes that most Brazilian schools have not implemented it in fact, with only occasional, superficial, decontextualized and discontinuous actions on dates as May 13 and November 20. In the case of the law 11.645 on dates as April 19 and day of folklore.

Keywords: Education of Racial-Ethnic Relations. Laws 10,639 and 11,645. History and Afro-Brazilian and Indigenous.

Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade, e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social - ABRAPPS. Professor Formador do Curso de História EaD da UNEB.

Beatriz Giugliani

Mestre em Ciênciais Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura - UFRB.

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Publicado

2014-06-19