Análise de livro didático: um exercício de abstração reflexionante durante a formação docente em matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1832Resumo
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita com alunos da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa e investigativa, os alunos analisaram alguns livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático e que são utilizados em escolas de ensino básico para o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. A teoria da abstração reflexionante de Piaget foi usada para analisar e interpretar a evolução cognitiva dos sujeitos durante a aplicação da proposta. A pesquisa evidencia como necessário um processo contínuo e reflexivo do docente durante a construção do conhecimento e avalia que os livros didáticos devem servir como fonte inspiradora para uma metodologia complementar a ser desenvolvida por parte do professor em sala de aula.
Palavras-chave: Abstração Reflexionante. Análise de livros. Ensino de funções. Tomada de Consciência.
ANALYSIS OF TEACHING BOOK: A YEAR OF ABSTRACTION REFLECTIVE DURING TRAINING TEACHERS IN MATHEMATICS.
Abstract: This work is the results of a survey of graduate students in degree in mathematics from the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Caxias do Sul Campus.Through a qualitative methodology and investigative research students analyzed some textbooks approved in the National Textbook Program and are used in primary schools for the teaching of exponential and logarithmic functions. The theory of Piaget's reflective abstraction was used to analyze and interpret the cognitive evolution of subjects during the implementation of the proposal. The research shows how necessary a continuous process of teaching and reflective during the construction of knowledge and value that textbooks should serve as inspiration for a supplementary source methodology to be developed by the teacher in the classroom.
Keywords: Reflective abstraction. Analysis of books. Teaching functions. Consciousness.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.