Análise de livro didático: um exercício de abstração reflexionante durante a formação docente em matemática

Autores

  • Rodrigo Sychocki Silva IFRS - Campus Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1832

Resumo

Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita com alunos da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa e investigativa, os alunos analisaram alguns livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático e que são utilizados em escolas de ensino básico para o ensino das funções exponenciais e logarítmicas. A teoria da abstração reflexionante de Piaget foi usada para analisar e interpretar a evolução cognitiva dos sujeitos durante a aplicação da proposta. A pesquisa evidencia como necessário um processo contínuo e reflexivo do docente durante a construção do conhecimento e avalia que os livros didáticos devem servir como fonte inspiradora para uma metodologia complementar a ser desenvolvida por parte do professor em sala de aula.

Palavras-chave: Abstração Reflexionante. Análise de livros. Ensino de funções. Tomada de Consciência.

 

ANALYSIS OF TEACHING BOOK: A YEAR OF ABSTRACTION REFLECTIVE DURING TRAINING TEACHERS IN MATHEMATICS.

Abstract: This work is the results of a survey of graduate students in degree in mathematics from the Federal Institute of Rio Grande do Sul - Caxias do Sul Campus.Through a qualitative methodology and investigative research students analyzed some textbooks approved in the National Textbook Program and are used in primary schools for the teaching of exponential and logarithmic functions. The theory of Piaget's reflective abstraction was used to analyze and interpret the cognitive evolution of subjects during the implementation of the proposal. The research shows how necessary a continuous process of teaching and reflective during the construction of knowledge and value that textbooks should serve as inspiration for a supplementary source methodology to be developed by the teacher in the classroom.

Keywords: Reflective abstraction. Analysis of books. Teaching functions. Consciousness.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki Silva, IFRS - Campus Caxias do Sul

Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Atualmente é doutorando em Informática na Educação pela mesma instituição. Desde 2005 é professor do ensino básico, atuando em instituições públicas e privadas. É professor efetivo do IFRS - Campus Caxias do Sul desde 2011. As áreas de interesse e pesquisa são: didática da matemática, informática educativa na educação matemática, psicologia cognitiva na educação matemática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

SILVA, R. S. Análise de livro didático: um exercício de abstração reflexionante durante a formação docente em matemática. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1832. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1832. Acesso em: 29 mar. 2024.