O ensino de geografia e a cultura africana e afro-brasileira na escola

Autores

  • Clézio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1830

Resumo

Resumo: O artigo discute a questão étnico-racial com base na Lei 10.639/03, analisando a produção acadêmica da geografia sobre a temática, desconstruindo imagens negativas da África e valorizando o afro-brasileiro no ensino de geografia, por meio de uma revisão bibliográfica voltada a ressaltar a necessidade de uma educação para a igualdade racial. O texto é dividido em duas partes, na primeira, apresentamos a concepção de Educação e os desafios da questão étnico-racial, e, na segunda, exploramos o conhecimento geográfico e sua relação com a questão étnico-racial, destacando a produção acadêmica realizada nos programas de pós-graduação em geografia das universidades brasileiras nos últimos dez anos. O ensino de geografia deve colaborar com o rompimento dos modelos eurocêntricos e hegemônicos e colaborar na construção de uma educação étnico-racial nas escolas brasileiras de forma igualitária.

Palavras-chave: Ensino de geografia. Cultura africana. Afro-brasileiro. Escola básica.

 

TEACHING GEOGRAPHY IN THE AFRICAN CULTURE AND AFRICAN-BRAZILIAN IN BASIC SCHOOL

Abstract: This article presents the ethno-racial issue based on the Law 10.639/03, analyzing academic research on the subject of geography and deconstructing negative images of Africa and African-Brazilian in geography teaching by reviewing a bibliography in order to emphasize the need for education for racial equality. We divided the text in two parts. The first part presents the concept of education and the challenges of ethnic and racial question; the second part explores the geographical knowledge and its relationship to ethnic and racial issues, highlighting the academic research conducted in the postgraduate programs in geography in Brazilian universities in the last ten years. Teaching geography should collaborate with the breakup of the Eurocentric and hegemonic models and collaborate with the construction of an ethnic-racial education in Brazilian schools.

Keywords: Teaching Geography. African culture. African-Brazilian. Basic school.

Biografia do Autor

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Prof. Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidiscplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado e Bacharel em Geografia (USP), mestre em Geografia (USP), mestre em Geociências e doutor em Ciências (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2014-06-19