Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Ana Carla de Souza Gomes dos Santos Universidade Cândido Mendes
  • Thiago de Paiva Menezes Instituto Federal Fluminense
  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v3.n1.a1828

Resumo

Resumo: As crescentes demandas por profissionais da área técnica no mercado acarretarão em gargalo de mão de obra especializada nos próximos anos. O avanço do sistema produtivo que gera estes postos de trabalho iniciou um processo de valorização da educação profissional e tecnológica por parte do governo. Como ainda são escassas as pesquisas na área, o presente estudo analisa e descreve o perfil profissional dos alunos e egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense, dos campi Campos-Centro, Campos-Guarus e Macaé que realizaram ou estão realizando o estágio. A técnica de data mining é a principal etapa da descoberta de conhecimento em banco com grande volume de dados. Para análise e tratamento analítico, adota-se o algoritmo C4.5 implementado pelo software WEKA. Conclui-se, por meio da interpretação dos resultados, que o estágio se apresenta como um caminho eficiente de inclusão do jovem no mundo do trabalho e que os cursos técnicos analisados são de qualidade. Por outro lado, é necessário fomentar as aulas práticas e acompanhar a experiência de estágio, e a partir destas ações, traçar estratégias educativas contínuas para o alinhamento do ensino com a realidade do mercado.

Palavras-chave: Educação Profissional. Mineração de Dados. Estágio profissional. Mercado de Trabalho.

 

STUDENTS' AND ALUMNI'S PROFILES ANALYSIS THROUGH THE DATA MINING TECHNIQUE: A CASE STUDY IN THE FLUMINENSE FEDERAL INSTITUTE

Abstract: The growing demands for technical professionals in the market will lead to a skilled labor bottleneck in the coming years. The production system advancement that generates these jobs began a process of valuing vocational and technological education by the government. As yet there is little research in this area, this study describes and analyzes the professional profiles of the alumni of technical courses in the Federal Institute in Rio de Janeiro State Interior of the campi Campos-Centro, Guarus and Macaé that performed or are performing the internship. The data mining technique is the main step of knowledge discovery in database with a large volume of data. For analysis and analytical treatment, the C4.5 algorithm implemented by the WEKA software has been adopted. It is concluded, through the results interpretation, that the internship appears as an efficient way for the inclusion of youth in the labor market and that the technical courses analyzed have quality. On the other hand, it is necessary to promote the practical classes and to monitor the internship experience, and from these actions, strategize continuous education for the alignment of teaching with the market reality.

Keywords: Professional education. Data mining. Internship. Labor market.

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Biografia do Autor

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos, Universidade Cândido Mendes

Professora de Logística Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos), mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Thiago de Paiva Menezes, Instituto Federal Fluminense

Professor da área de mecânica Instituto Federal Fluminense (IFF), mestrando em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense

Graduado em Tecnologia da Informação pelo então CEFET-Campos, pós-graduado em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

SANTOS, A. C. de S. G. dos; MENEZES, T. de P.; DA HORA, H. R. M. Análise do perfil de aluno e egresso de cursos técnicos por meio de data mining: estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.35819/tear.v3.n1.a1828. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1828. Acesso em: 20 abr. 2024.