Formando gestores em três tempos: analisando alternativas para educação técnica e tecnológica em Administração
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1748Resumo
Resumo: A formação do profissional de administração requer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e, principalmente, atitudes com relação a processos e pessoas. É fato que muitos dos conceitos trabalhados em sala de aula acabam se perdendo, não se efetivando em prática profissional. Assim, o verdadeiro aprendizado, pautado em mudança de comportamento pode acabar por não se concretizar devidamente. A partir da análise das atuais propostas curriculares para a formação do administrador e do perfil do egresso esperado para a profissão, considerando sua evolução nesse pouco mais de um século de história, o presente trabalho sistematiza uma proposta metodológica para o ensino de administração, baseada em: (1) adoção de temas transversais para serem trabalhados durante toda a disciplina; (2) leitura cotidiana de material da área, de modo a apropriar conceitos; e (3) microestágios ou projetos de final de curso, com intuito de sistematizar teoria e prática. As atividades estão em consonância com a “educação pela pesquisa”, de Pedro Demo e da formação de uma “mente disciplinada”, de Howard Gardner, e foram aplicadas em turmas de ensino médio integrado ao Técnico em Administração, ensino técnico subsequente em Administração e tecnólogo em Processos Gerenciais. De uma maneira geral, as atividades propostas na metodologia proporcionaram, além do contato com realidade empresarial, uma melhor compreensão da dimensão da profissão, uma vez que tiveram a oportunidade de observar como seu trabalho pode impactar diretamente no cotidiano das organizações, bem como prospectar oportunidades de atuação.
Palavras-chave: Ensino de administração. Ensino técnico e tecnológico. Educação pela pesquisa.
DEVELOPING MANAGERS IN THREE CYCLES: ANALYZING ALTERNATIVE FOR TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN MANAGEMENT
Abstract: Management professional formation requires the development of knowledge, skills, and, especially, attitudes towards processes and people. It is a fact that many of the concepts worked in the classroom get lost, not effecting in professional practice. Thus, the real learning, based on behavior change, ends up not being realized. From the analysis of the current curriculum proposals for the administrator formation and the expected profile of graduates into the profession, considering its evolution in just over a century of history, this paper systematizes a methodological approach to management education, based on: (1) adoption of cross-cutting themes to be developed throughout the course, (2) daily reading of technical material, to appropriate concepts, and (3) micro-projects or internships final course, in order to systematize theory and practice. The activities are in line with the "education through research," of Pedro Demo and the formation of a "disciplined mind" from Howard Gardner, and they were applied to groups of high school integrated with technical in management, subsequent technical in management and technologist in management processes. In general, the activities proposed in the methodology provided, in addition to the contact with business reality, a better understanding of the professional dimension, in the extend of they had the opportunity to observe how their work can impact directly the organizations daily, as well as exploring opportunities of action.
Keywords: management education, technical and technological education, education by research.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.