O processo de elaboração de material de ensino em língua inglesa para artesãos: enfoque na comunicação oral

Autores

  • Cláudia Silva Estima Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1744

Resumo

Resumo: O presente estudo pretende mostrar os processos de elaboração de um material de ensino de língua inglesa com o fim específico de habilitar artesãos brasileiros na comunicação oral para o desempenho de sua profissão, a qual requer a interação na língua inglesa com clientes estrangeiros. A seleção do material está embasada teoricamente nos conceitos referentes aos estudos de gênero, à subjetividade linguística e aos recursos argumentativos da linguagem que envolvem artesãos e clientes no momento da comercialização de suas obras. Traz-se, também, como embasamento teórico da presente pesquisa, o papel da cognição e afetividade para a aquisição de uma língua na adultez avançada, pois a faixa etária identificada do público-alvo encontra-se dentro desse grupo prioritariamente. Com base nesses fundamentos e em dados coletados junto ao público-alvo por meio de questionários, apresenta-se o processo de seleção e elaboração desse material de ensino, o qual se acredita que possa ir ao encontro das necessidades desse grupo profissional dentro de seus fins específicos para o estudo da língua inglesa.

Palavras-chave: Língua inglesa. Aprendizado. Artesãos. Material de ensino.

 

THE PROCESS OF COMPILATION OF AN ENGLISH TEACHING MATERIAL FOR CRAFTSMEN: A FOCUS ON ORAL COMMUNICATION

Abstract: The aim of this study is to present the process of compilation of an English teaching material for Brazilian craftsmen, in order to prepare these workers to communicate orally with their foreign clients. The material that was selected is theoretically based on the studies of genres, subjectivity and argumentation in language, concepts which underline the interaction among the craftsmen and their clients when selling their products. Also, the role of cognition and affection is taken into consideration in the theoretical foundations, because the target students belong, in their majority, to older adult craftsmen, according to the data collected. Therefore, it is belied that the interplay between theory and the data collected here should result in a proposal that meets the students’ oral communicational needs.

Keywords: English language. Learning. Craftsmen. Teaching material.

 

Biografia do Autor

Cláudia Silva Estima, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Porto Alegre

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora da Língua Inglesa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2012-12-02