A formação docente como promotora do sucesso discente

Autores

  • Carmen Lucia Bezerra Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1742

Resumo

Resumo: Este trabalho constitui-se em um texto organizado a partir de reflexões sobre o significado da formação docente como determinante do sucesso discente. Nesse sentido, foi feita uma pesquisa bibliográfica e de campo na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE, que destaca a necessidade de ressignificar a prática docente tendo como suporte o cotidiano escolar e os sujeitos ali envolvidos. A formação continuada é apresentada como premissa para que a escola e professores tomem para si a responsabilidade e o compromisso de contribuir, mediante uma nova concepção de ensino e de aprendizagem, para o sucesso discente, preservando o direito à educação de qualidade que tem por base a equidade e a justiça.

Palavras-Chave: Formação Docente. Sucesso. Discente.

 

THE TEACHER TRAINING AS THE PROMOTER OF STUDENT SUCCESS

Abstract: This paper is formed by an organized text with thoughts about the meaning of teacher education as a determinant of student success. According to that, we performed a literature research and field, held at the State School of Vocational Teacher Moreira de Sousa, located in the city of Juazeiro (CE), which highlights the need to reframe the teaching practice having as support the school routine and subjects involved therein. The continuing education is presented as a premise for school and teachers to take on the responsibility and commitment to contribute through a new conception of teaching and learning which aim to student success, preserving the right to a quality education that is based on fairness and justice.

Keywords: Teacher Education. Success. Students.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Bezerra, Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-Graduada em Gestão da Avaliação e Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-Graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Coordenadora Pedagógica da E.E.E.P. Professor Moreira de Sousa. Coordenadora Pedagógica do Colégio Nossa Senhora de Fátima em Barbalha (CE).

Downloads

Publicado

2012-12-02

Como Citar

BEZERRA, C. L. A formação docente como promotora do sucesso discente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 2, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n2.a1742. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1742. Acesso em: 28 mar. 2024.