Trabalho e/ou educação: história da educação profissional no Brasil

  • Ana Clécia Abreu Tomé SEDUC-CEARÁ

Resumo

Resumo: Este artigo visa a uma revisão bibliográfica da educação técnica e profissional no Brasil, levando em consideração as características culturais e ideológicas presentes nos termos “educação” e “trabalho”. Inicialmente, realiza um breve apanhado histórico, pelo qual ficam visíveis interesses antagônicos em confronto num duelo em que há, de um lado, intelectuais em prol da educação e do trabalho como princípios da formação humana e, de outro, empresários e grupos dirigentes veem neles estratégias de aquisição de capital. Ao longo deste texto, são explicitadas algumas justificativas dadas à necessidade da complementação e/ou dicotomia educação e trabalho, visto que, por atrás da relação apresentada historicamente, os interesses das classes que detêm o poder são impostos e justificados, ora por viés assistencialista, ora desenvolvimentista. Ao final, são feitas algumas considerações sobre a situação atual da educação profissional no Brasil, pontuando avanços, retrocessos e desafios.

Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. Trabalho.

 

WORKING AND/OR EDUCATION: THE HISTORY OF PROFESSIONAL EDUCATION IN BRASIL

Abstract: Despite starting with a small overview about the beginnings of the relationship between work and education in human history, this article is a review of the technical and professional education in Brazil, taking into consideration the cultural and ideological characteristics that bear the terms education and work. Historically, antagonistic interests have been in confrontation, in which there has been, in one hand, intellectuals for education and work through human principles and, on the other hand, leaders and businessmen who see them as strategies for capital acquisition. In this paper, we explain some ideas about the need of supplementation and/or dichotomy education and work, because, behind the relations presented historically, the interests of the classes which have the power always are imposed and justified trough the assistencialism or the developmentalism. Finally we focus on the current professional education context in Brazil, showing some advances, setbacks and challenges.

Keywords: Education. Professional Education. Working.

 

Biografia do Autor

Ana Clécia Abreu Tomé, SEDUC-CEARÁ

Cientista Social - Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). Especialista em Ensino de Sociologia - Faculdade Farias Briti (CE). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF). Cursando especialização em Educação Profissional (UFPA)

Publicado
2012-12-02