Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia

Autores

  • Onorato Jonas Fagherazzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande
  • Luciana de Almeida Mohnsam Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande
  • Otávio Akira Sakai Instituto Federal do Paraná (IFFPR) - Câmpus Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1733

Resumo

Resumo: O presente artigo visa apresentar os resultados de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. Intitulado “Da sala de aula para a vida: acústica no dia a dia”. Ele foi desenvolvido com uma turma de aprendizes de Física e de Filosofia do Ensino Médio Integrado e com uma de acadêmicos de Acústica do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios. Com os objetivos de incentivar o gosto pela pesquisa nos discentes, de promover a interdisciplinaridade, de desenvolver extensão e de permitir o domínio prático de algumas tecnologias e ferramentas de investigação filosófica, desenvolveu-se a presente atividade supracitada. A mesma desenvolveu-se pelo estudo inicial de acústica, que é a análise física das vibrações das ondas sonoras, num determinado restaurante, com o aceite, a necessidade e seu consentimento ético. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso que demandou pesquisa bibliográfica, coleta de dados com instrumentos de tecnologias de precisão denominada de sonômetro, tabulação e análise de dados daquelas ondas sonoras da referida organização por meio de programas computacionais especializados, a fim de se desenvolver um relatório técnico àquele microempresário que dele necessitava. Assim sendo, chegou-se a uma aprendizagem prática, dinâmica e interdisciplinar por parte dos discentes e uma oportunidade de se vincular a tríade: educar, pesquisar e fazer extensão ao mesmo tempo. E, tudo isso, aliando o ensino ao cotidiano vivido pelo discente: a acústica do/no dia a dia.

Palavras-chave: Educação. Extensão. Acústica. Física. Filosofia.

 

FROM THE CLASSROOM TO LIFE: EVERYDAY ACOUSTICS

Abstract: This article presents the results of a project on teaching, researching and extension activity, developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, Rio Grande Campus. Entitled “Of the classroom for life: everyday acoustics”, it was developed among students of the subjects of Physics and Philosophy of the Integrated High School, and other academics of Acoustics from the Technology Course in Building Construction. This activity was developed aiming at encouraging a taste for research on students; promoting interdisciplinary work; developing extension; and allowing the practical domain of some technologies and tools of philosophical inquiry. The project was developed through an initial study of acoustics, which is the physical analysis of sound wave vibrations in a restaurant, according to the owner’s need and his acceptance. The methodology used was a case study which required literature research, data collection with tools of precision denominated sound-level meter, tabulation and analysis of data of the sound waves of the organization through specialized computer programs, aiming at the preparation of a technical report that the owner of the business needed. Thus, a practical learning was got, also dynamic and interdisciplinary for the students involved and an opportunity to link the triad: educate, do research and extension at the same time. And all of this, uniting teaching to the everyday life experienced by the students: everyday acoustics.

Keywords: Education. Extension. Acoustics. Physics. Philosophy.

 

Biografia do Autor

Onorato Jonas Fagherazzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande

Doutorando em Educação (FURG). Especialista em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia (UFRGS).

Luciana de Almeida Mohnsam, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande

Graduada em Física. Mestre em Engenharia.

Otávio Akira Sakai, Instituto Federal do Paraná (IFFPR) - Câmpus Umuarama

Graduado, Mestre e Doutor em Física.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-12-02