Biodiesel: uma experiência com alunos do ensino tecnológico

Autores

  • Sinara München Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFarroupilha – Campus Alegrete)
  • Francele Carlan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1725

Resumo

Resumo: Neste trabalho, descrevemos uma atividade associada à temática biodiesel desenvolvida junto a uma turma de segundo ano do Ensino Tecnológico. O objetivo foi trabalhar alguns conceitos de Química Orgânica e a associação desses com o meio ambiente ressaltando a discussão na produção de biocombustíveis. Buscamos como base para a metodologia de ensino os momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti  (1991), por permitirem a realização de diferentes atividades. Para avaliar e validar esta prática, foi aplicado um questionário ao final, através do qual pode se destacar que a proposta é uma interessante estratégia de ensino na aproximação entre a ciência e problemas sociais e ambientais.

Palavras-chave: Biodiesel. Ensino. Química Orgânica.

 

Biodiesel: an experience from students of Technological Education

Abstract: In this study, we describe an activity related to the biodiesel subject which was applied to a second year class of Technologial Education. The goal was to work on some Organic Chemistry’s concepts and its association to the environment emphasizing the discussion in the biodiesel production. We propose as teaching methodology the pedagogical moments proposed by Delizoicov & Angotti  (1991), which enable different activities to be done. A questionnaire at the end of the activity was filled out by the students in order to evaluate this approach, which validated the activities done as an excellent approach for teaching students to assign the science to the environment and social issues.

Keywords: Biodiesel. Teaching. Organic Chemistry.

 

Downloads

Publicado

2012-12-02