Pressupostos de Gramsci na educação profissional e tecnológica de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1724Resumo
Resumo: O presente trabalho visa buscar os pressupostos pedagógicos da teoria educacional de Gramsci na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio, principalmente na forma integrada ao Ensino Médio. No primeiro momento, há a exposição da proposta educacional de Gramsci frente à Reforma Gentile na Itália fascista, pautada na influência de Karl Marx e Friedrich Engels. Em sequência, há um breve histórico da educação profissional no Brasil, com referência à legislação pertinente a essa modalidade de ensino. No decorrer de todo o trabalho, são abordadas algumas considerações sobre a relação entre o pensamento educacional de Gramsci e a atual estrutura da educação profissional no Brasil, com enfoque na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio integrada ao Ensino Médio. Finalmente, mediante os apontamentos levantados, este artigo dá ênfase à abordagem pedagógica humanista, de formação geral, proposta por Gramsci, a ser oferecida ao educando nas diferentes modalidades de ensino.
Palavras-chave: Gramsci. Educação profissional. Educação de nível médio.
GRAMSCI’S ASSUMPTIONS IN THE SECONDARY SCHOOL VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION
Abstract: This paper aims to analyze the assumptions of Gramsci’s educational theory in the Secondary School Technological Education, meanly in an integrated pedagogical approach. At first there is the description of Gramsci’s educational proposal against Gentile Reform in Fascist Italy, based on the influence of Karl Marx and Friedrich Engels. After it’s described briefly the history of vocational education in Brazil, pointing out some relevant legislation related to this type of education. Throughout this paper it’s approached some ideas about the connections between Gramsci’s educational thoughts and the current structure of professional education in Brazil, focusing on Secondary School Technological and Vocational Education integrated to general education. Finally, this article emphasizes the humanistic teaching approach, through the general education proposed by Gramsci, to be offered to students from different learning modalities.
Keywords: Gramsci. Vocational education. Secondary School.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.