Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n2.a1720Resumo
Resumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D.
Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino.
THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS
Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers.
Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching.
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