Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista

Autores

  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1715

Resumo

Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir as relações entre sociedade contemporânea, novas tecnologias e estudos culturais, bem como a analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem em literatura a partir de uma abordagem interacionista. Para isso, a pesquisa centra-se no uso de objetos de aprendizagem para o estudo de obras do romance brasileiro contemporâneo, em suas relações com a fotografia e o cinema. São utilizados recursos como a lousa interativa e mídias audiovisuais, digitais e impressa, que corroboram à formação de um ambiente de aprendizagem centrado na valorização da leitura, em suas perspectivas sincrônica e diacrônica. Tais investigações derivam do projeto de pesquisa “Leitura em rede: gêneros digitais, mídias e incentivo à leitura” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), vinculado ao grupo de pesquisa “Inovação Tecnológica e Educação” (IFRS).

Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Ensino de literatura; Estudos culturais.

 

LITERATURE TEACHING AND LEARNING OBJECTS: AN INTERACTIONIST APPROACH

Abstract: This paper intends to discuss about the relations among contemporary society, new technologies and cultural studies, as well as to analyze learning and teaching possibilities in literature from an interactionist approach. For that, this research is focused on the use of learning objects for the study of the contemporary Brazilian novel in its relations to photography and cinema. Resources like the interactive board, digital, printed and audiovisual media are used in this study, in order to make a learning environment concerned about the improving of the status of reading in its diachronic and synchronic ways. This investigations come from the research project “Reading through the net: digital genres, media and reading incentive” (IFRS; PROBITI/FAPERGS), connected to the research group “Technology innovation and education” (IFRS).

Keywords: Learning objects; Literature teaching; Cultural studies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-05-22

Como Citar

MELO, C. V. de; BERTAGNOLLI, S. de C. Ensino de Literatura e Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta Interacionista. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1715. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1715. Acesso em: 28 mar. 2024.