Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais

Autores

  • Carla Regina Andre Silva Instituto Federal do Rio Grande de Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande
  • Ana Paula Andre Silva Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • Jean Carlos Morell Escola Municipal Ensino Fundamental Maurício Germer, Timbó - SC

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1703

Resumo

Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia.

Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia.

 

CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES

Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre  las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó  a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante.

Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Andre Silva, Instituto Federal do Rio Grande de Sul (IFRS) - Câmpus Rio Grande

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Educação Pedagógica Profissional (FIOCRUZ) e Especialista em Projetos Assistenciais (FURG). Graduada em Enfermagem (FURG). Enfermeira do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande. Professora e orientadora da Especialização Mídias na Educação (FURG/IFRS).

Ana Paula Andre Silva, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Cursista da Especialização em EAD (SENAC). Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Educadora Social da Secretaria de Saúde Municipal do Rio Grande, integrante do Programa Primeira Infância Melhor.

Jean Carlos Morell, Escola Municipal Ensino Fundamental Maurício Germer, Timbó - SC

Cursista de Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC). Especialista em Ciência Política (IBPEX/PR), em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS) e em Tutoria e Gestão na EaD pela Centro Universitário Leonardo da Vinci. (ICPG/UNIASSSELVI). Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de História na Rede Publica Estadual de Santa Catarina e da rede Municipal de Timbó.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

SILVA, C. R. A.; SILVA, A. P. A.; MORELL, J. C. Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1703. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1703. Acesso em: 20 abr. 2024.