Construção de um Videoclipe Histórico: Uma Reflexão sobre o Impacto Social e Tecnológico das Guerras Mundiais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1703Resumo
Resumo: Este artigo é um estudo desenvolvido na especialização Mídias na Educação, que é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Rio Grande, e Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SC). As Guerras Mundiais tiveram grande impacto social, econômico e tecnológico na história da humanidade, o que torna o tema complexo para ser abordado com adolescentes. Assim, para trabalhá-lo com os alunos da oitava série, atualmente nono ano, escolheu-se como ferramenta didática a mídia vídeo. O objetivo foi avaliar se a elaboração de um videoclipe sobre as interfaces das guerras serviria para construção de saberes sobre o assunto. A abordagem deste estudo foi qualitativa, sendo realizado um levantamento bibliográfico com os alunos sobre as guerras mundiais e suas consequências para embasamento. Os participantes planejaram e gravaram o vídeo, aproveitando as atividades de aula e, posteriormente, o professor ajudou na edição. Os resultados apresentados superaram o esperado na aprendizagem do conteúdo, no domínio da mídia, na finalização da produção e nos esforços dos envolvidos para ultrapassar os inúmeros desafios apresentados, o que os fez crescer enquanto sujeitos construtores de si mesmos e de suas histórias de vida. Nesta proposta pedagógica, ficou evidenciado que a construção de vídeo pode ser eficiente para colaborar, de forma agradável, prazerosa e dinâmica, com formação dos saberes dos conteúdos de história. Além disso, houve a influência positiva na autoestima dos alunos e em sua aproximação com as tecnologias, demonstrando ser uma significativa estratégia.
Palavras-chave: Ensino. Sociedade. Tecnologia.
CONSTRUCCIÓN DE UN VIDEO DE HISTORIA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL IMPACTO SOCIAL Y TECNOLÓGICO DE LAS GUERRAS MUNDIALES
Resumen: Este artículo es un estudio desarrollado en el curso de especialización[on Medias en la Educación, que es una asociación de la Universidad Federal de Rio Grande – FURG, Instituto Federal de Rio Grande do Sul- Rio Grande Campus – IFRS y el Departamento de Educación del Estado de Santa Catarina. Las guerras mundiales tuvieron un enorme impacto en el desarrollo social, económico y tecnológico en la historia humana, el tema complejo a tratar con los adolescentes. Asi que para trabajar con los alumnos de 8º grado, ahora 9 años, fue elegida como herramienta de enseñara, los medios de comunicación de vídeo. El objetivo fue avaluar si el preparo de video en las insterfaces de las guerras, serviría par construir el conocimiento sobre el tema. El enfoque de este estudio fue cualitativa y se basa en ena literatura con los estudiantes sobre las guerras mundiales y su consecuencia para la base. Los participantes fueron pensando y tomar ventaja de la grabación de video y las actividades que el maestro, mas tarde ayudó en la edición. Los resultados presentados superaron las previsiones, tanto en el aprendizaje del contenido como en el campo de los medios de comunicación, en le finalización de la producción y los esfuerzos par superar los muchos desafíos de crecer en los sujetos como constructores de si mismo y sus historias de vida. En esta propuesta pedagógica se hizo evidente que la construcción de vídeo puede ser eficaz para la formación de cooperar con el concomimiento de la historia en una manera agradable, invertida y dinámica que influyó en la autoestima de los estudiantes, se acercó a las tecnologías demostrado ser una estrategia importante.
Palabras claves: Educación. Sociedad. Tecnologia.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Sem título
- CONSTRUÇÃO DE UM VIDEOCLIPE HISTÓRICO: Uma reflexão sobre o impacto social e tecnológico das Guerras Mundiais
- CONSTRUÇÃO DE UM VIDEOCLIPE HISTÓRICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO SOCIAL E TECNOLÓGICO DAS GUERRAS MUNDIAIS
- CONSTRUÇÃO DE UM VIDEOCLIPE HISTÓRICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO SOCIAL E TECNOLÓGICO DAS GUERRAS MUNDIAIS
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.