Percepções dos Estudantes Quanto às Práticas de Ensino-Aprendizagem Utilizadas pelo Professor da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1701Resumo
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a maneira como os estudantes percebem as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas pelo professor no espaço escolar do curso técnico em zootecnia da modalidade sequencial do Instituto Federal Farroupilha (IFF). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes entre 17 a 19 anos de idade. Na análise dos dados, observou-se que o conhecimento é transmitido mecanicamente, e o estudante predominantemente não é incentivado ao pensamento crítico, nem estimulado a buscar uma ação participativa nas aulas. Os recursos utilizados são preponderantemente expositivos e mais voltados à teoria; isso coloca o estudante na condição de expectador passivo e tende a não facilitar que este se aproprie de seu aprendizado. Por fim, entende-se que inexistência da inserção da educação dialógico-problematizadora e a falta de interação teórico-prático nas aulas por parte do professor podem influenciar de forma decisiva na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizado. Aula. Mediador. Participação. Relação.
PERCEPTIONS OF STUDENTS AS THE TEACHING-LEARNING PRACTICES USED BY TEACHER AT VOCATIONAL AND TECHNICAL EDUCATION
Abstract: This research aimed to understand how students perceive the teaching-learning practices used by teacher in the school's technical sequential course in animal science from Federal Institute Farroupilha, RS. This was a qualitative research that was conducted in 2010, through semi-structured interviews with five students between 17-19 years of age. In analyzing the results showed that knowledge is transmitted mechanically, where predominantly the student is not encouraged critical thinking, not encouraged to pursue a participatory action in the classroom. The methods used are mainly expository and more targeted on theory, this puts the student in the condition of passive viewer and tends not to make it easier for this to take ownership of their learning. Finally, it is understood that absence of insertion of education dialogical-problem and absence of interaction in the theoretical and practical classes by teacher can influence decisively on student learning.
Keywords: Learning. classroom. mediator. participation. relationship.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.