Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1699Resumo
Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores.
Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia. Blog.
USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL
Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers.
Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.