Mediando a Aprendizagem de Idiomas pela Internet em Comunidades Virtuais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1693Resumo
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como objetivo mostrar os elementos que envolvem a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (E/LE) em uma comunidade virtual de aprendizagem de idiomas conhecida como Livemocha. O propósito dessa comunidade é dar aos aprendizes a possibilidade de compartilhar interesses em comum, como aprender o espanhol, conhecer pessoas ao redor do mundo e suas culturas. Desse modo, o estudo de caso realizado nesta investigação, considerada netnográfica, buscou compreender, sob a ótica da Teoria da Atividade (TA) e das Comunidades de Aprendizagem, o modo como os estudantes de uma escola pública, sujeitos do estudo, se mobilizaram para construir seus conhecimentos em relação a um idioma estrangeiro em um ambiente virtual de aprendizagem. Os dados mostram que o sistema da atividade de aprendizagem de espanhol, mediado pelo Livemocha, é organizado e regido por regras e divisão de tarefas, assim os sujeitos nos processos de aprendizagem ora assumem o papel de aluno, ora o de professor. Identificou-se que os sujeitos integrados à comunidade virtual e com orientação presencial se mantiveram motivados para a sua aprendizagem. Mas à medida que atividades se repetiam e as interações presenciais foram reduzindo houve desinteresse e perda de estímulo. Esse fenômeno se explica pela noção de Entropia Sociointerativa, na qual a energia da interatividade na comunidade virtual é fundamental para que ela se sustente.
Palavras-chave: Comunidades virtuais, aprendizagem, idiomas.
MEDIATING LANGUAGEM LEARNING THROUGH THE INTERNET IN VIRTUAL COMMUNITIES
Abstract: This research, considered as a qualitative study, aims to show the elements that involve the learning of Spanish as a foreign language in a virtual learning community language known as Livemocha. The purpose of this community is to give learners the ability to share common interests, how to learn Spanish, they meet people around the world and their cultures. Thus, the case study conducted in this investigation, considered nethnographic, sought to understand under the perspective of Activity Theory (AT) and Learning Communities, the way how the students at a public school, subjects of this study, were mobilized to build their knowledge about a foreign language in a virtual learning environment. The data show that the system of learning activity Spanish, mediated by Livemocha is organized and governed by rules and division of labor, so the subjects in the learning process now assume the role of student, now a teacher. It was found that subjects integrated into the community with guidance in virtual and remained motivated for their learning. But as the activities are repeated and the interactions were reduced the attendance were apathy and loss of motivation. This phenomenon is explained by the notion of social interactive entrophy in which the interaction’s energy in the virtual community is crucial to sustain it.
Keywords: Virtual communities. Learning, Language.
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