Chamada de Trabalhos 2022/2

2022-09-01

Volume 12, número 1 (2023)

Dossiê: Educação e Envelhecimento

Organizadores: Prof. Dr. Johannes Doll (UFRGS) e Profa. Dra. Cristiane da Silva Alves (IFRS)

Em 2023, o Estatuto do Idoso completa duas décadas desde a sua promulgação. Com uma série de preceitos que visam a atenuar ou mesmo suprimir a segregação a que a população idosa é comumente exposta, em função do preconceito, do desrespeito ou do descaso, o texto legal é um importante marco para a sociedade em geral. Para além das punições previstas nos casos de violação de direitos, a lei contempla a inserção dos idosos em espaços culturais, educativos e de lazer, bem como estabelece que os currículos escolares devam ser adequados, de modo a incluir “conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.” (Art. 22). Nesse aspecto, torna-se importante pensar a velhice como uma questão que diz respeito a toda a coletividade, especialmente porque impacta não apenas as pessoas idosas, mas também a população jovem, que se projeta para o seu próprio envelhecer. Diante disso, este dossiê tem por objetivo fomentar a discussão sobre os direitos, desafios, limites e possibilidades das pessoas que envelhecem na contemporaneidade e como o assunto pode ser problematizado no ambiente educacional. São bem-vindas contribuições que tratem de práticas educativas acerca do tema, bem como aquelas que analisem diferentes representações da velhice na literatura, no cinema e em outras manifestações artísticas e culturais, refletindo a respeito das suas contribuições na educação para/com/sobre idosos.

Prazo final para submissão: 31 de março de 2023 

Previsão de publicação: julho de 2023