Resgate da memória ancestral lúdica dos mais velhos em uma comunidade indígena Guarani Mbyá de Viamão, Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Jogos, Brinquedos e brincadeiras, LudicidadeResumo
As motivações para a realização dessa ação de extensão surgiram a partir de ideias trocadas entre a coordenadora e sua orientadora a respeito de possíveis atividades que poderiam ser realizadas junto à comunidade indígena Guarani-Mbyá do Cantagalo, localizada em Viamão, RS. Realizou-se um resgate da memória ancestral lúdica, objetivando-se registrar a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados por indígenas mais velhos em suas infâncias e adolescências por meio de resgate das suas memórias ancestrais. Cinco indígenas resgataram suas memórias lúdicas, entre julho e dezembro de 2022. Destacou-se os relatos sobre a prática da peteca, conhecida como mangá entre os guaranis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.