Festival Multicultural Rural: uma construção coletiva

Autores

  • Bruno Fernandes Mendes IFRS Campus Osório
  • Camila Porsch da Cunha IFRS Campus Osório
  • Bianca Pugen IFRS Campus Osório
  • Marcio Rogério Olivato Pozzer IFRS Campus Osório
  • João Paulo Agostini IFRS Campus Osório

Palavras-chave:

Ações de Extensão, Festival Multicultural Rural, Turismo Rural, Incubadora

Resumo

O texto relata a experiência vivenciada na Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público (IRES) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório, na organização e planejamento do Festival Multicultural Rural. O evento foi realizado em frente à igreja São Sebastião no Morro da Borússia em Osório/RS, de forma presencial. O Festival contou com a participação da comunidade local, agricultores e expositores da região, instituições de ensino, entidades de classe, organizações da sociedade civil e o poder público. Nesse sentido, o texto apresenta os objetivos e estratégias desenvolvidas pela equipe no processo de organização do Festival e dos atores envolvidos. Constata-se que o evento contribuiu para a formação profissional e acadêmica dos bolsistas, por meio da extensão, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de organização, bem como para fomento, ainda que incipiente, do turismo de base rural no município de Osório e região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, congregando atores importantes para a temática do desenvolvimento na localidade.

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Biografia do Autor

  • Bruno Fernandes Mendes, IFRS Campus Osório

    Possui Graduação em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul-UCS (2017), com Graduação Sanduíche na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE), Estoril, Portugal. Graduando no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia-BICT, com ênfase no Desenvolvimento Regional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS Campus Litoral Norte. pós graduando em Docência na Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRS, Campus Osório.Atuou durante três anos na Coordenação do Controle Social do Município de Tramandaí-RS (2017-2020), foi bolsista de Extensão na Incubadora Multissetorial Germina-UFGRS/CLN. Atualmente, trabalhando profissionalmente em uma Agência de Turismo, executando as tarefas de planejamento, elaboração e comercialização de pacotes turísticos aéreos e rodoviários, como também, condução de grupos. Possui como áreas de interesse de estudo: o Turismo Rural, as Políticas Públicas, o Desenvolvimento Regional e Educação Profissional. Bolsista PIBEX da Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público (IRES).

  • Camila Porsch da Cunha, IFRS Campus Osório

    Graduanda em Tecnologia em Processos Gerenciais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Osório. Bolsista PIBEX da Incubadora de Redes, Empreendimentos Solidários e Inovações no Serviço Público. 

  • Bianca Pugen, IFRS Campus Osório

    Professora de Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFRS - Campus Osório. Doutora em Desenvolvimento Regional, com tese relacionada ao Turismo Rural (UNISC, 2016). Mestre em Turismo (UCS, 2008), possui graduação em nível de Bacharelado em Turismo (ULBRA, 2005) e em nível de Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional (IFRS, 2013). Atualmente trabalha com questões voltadas ao Turismo e Desenvolvimento Regional.

  • Marcio Rogério Olivato Pozzer, IFRS Campus Osório

    Doutor pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP, com estágio pela Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre pelo mesmo Programa da USP, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP. Desenvolve atividades na área de Gestão de Políticas Públicas, sobretudo nas áreas da cultura, participação e desenvolvimento regional, tendo integrado as equipes que coordenaram o Projeto "Moradia Solidária" vinculado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e o "PROEXT Cultura" vinculado ao Ministério da Cultura, além de ter exercido cargo de direção no Instituto Getussp (OSCIP) na formulação e implementação de políticas públicas culturais, educacionais e tecnológicas. Tem experiência em Gestão Pública Legislativa, tendo trabalhado na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e na Câmara Municipal de São Paulo. Foi docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário SENAC de 2011 até 2014 e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando no eixo de administração e gestão e realizando projetos de pesquisa e extensão na área de gestão pública, política cultural, participação social, desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica.

  • João Paulo Agostini, IFRS Campus Osório

    Graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), Especialização em Qualidade e Produtividade pela UFSC, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) na área de concentração em Empreendedorismo e cursa Doutorado em Engenharia de Produção, na área de concentração em Inteligência Organizacional na UFSC. Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Dedicação Exclusiva - 40 horas. Atuou como Coordenador do Curso de Administração da UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce/MG, como Professor Tempo Integral com participação na Pró-reitoria de ensino. Atuou na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Administração no ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos. Atuou como Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação e Professor em Tempo Integral na FACDO - Faculdade Católica Dom Orione, cursos de graduação e Coorfdenador do Programa de Pós-graduação da mesma faculdade. Atuou como professor de graduação e pós-graduação na UPF - Universidade de Passo Fundo. Atuou como Coordenador do CET - Centro de Educação em Tecnologia da UPF, órgão de articulação dos cursos superiores de tecnologia da Pró-reitoria de graduação da UPF - Universidade de Passo Fundo/RS na sua idealização, implantação e constituição de política institucional de 2008 a 2010 com a implantação de 15 cursos tecnólogos. Atuou de 2008 a 2010 como Coordenador Pedagógico do SAP - Setor de Apoio Pedagógico na mesma Universidade. Atuou como professor de graduação no Univesc - Centro Universitário Catarinense. Atuou por 8 anos na Faculdades Faplan, sendo um dos responsáveis pela sua criação, elaboração dos PPCs de cursos e PDI da IES. Na Faplan, atuou como Diretor Acadêmico por 2 anos, e como Coordenador do Curso de Administração por 6 anos nas Faculdades Planalto/RS, habilitações em Empresas, Marketing e Comércio Exterior, curso este que atuou na elaboração, implantação e reconhecimento do curso, alcançando na avaliação do INEP o conceito 4 e IDD 5 no ENADE 2006, com CPC 4, ficando entre os melhores do RS. Como integrante do Basis, atua como Avaliador in loco do INEP/MEC desde 2004 em Autorizações e Reconhecimento de Cursos de Administração e Cursos Superiores de Tecnologia na área de Gestão e Negócios, tendo realizado mais de 120 avaliações. Atua também como avaliador da SETEC/MEC, na avaliação de projetos de cursos técnicos de ensino médio. Possui experiência na área de Administração, com ênfase nas Teorias de Administração, Empreendedorismo, Tópicos Especiais, Administração de Recursos Humanos e Planejamento Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizado, plano de negócios e nova administração, ainda em EaD - educação a Distância, com cursos e auação na área. Possui experiência na elaboração de projetos de cursos de graduação Bacharelado para autorização e reconhecimento na área de ciências sociais e aplicadas, e cursos superiores de tecnologia em gestão financeira, gestão comercial, marketing, logística, gestão de recursos humanos, secretariado, agronegócios, tecnologia da informação, hospitalar e processos gerencias.

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Publicado

2023-08-22