Atividades disciplinares e extensionistas como espaço de prática profissional e promoção do bem-estar animal no Instituto Federal Farroupilha - campus Frederico Westphalen
Palavras-chave:
Extensão, Bacharelado em Medicina Veterinária, Guarda responsável, Castração de cães e gatos, Aprendizagem criativaResumo
O Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP) de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária do Instituto Federal Farroupilha – Frederico Westphalen (IFFar-FW) tem o objetivo de oferecer um espaço para a prática da cirurgia e da anestesiologia veterinária aos graduandos do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária. Por ser um curso novo e pela ocorrência do isolamento social imposto pela COVID-19 entre 2019 e 2020, as atividades práticas do LEPEP iniciaram efetivamente em 2022. Entre aulas práticas e projetos de extensão, o LEPEP atendeu seus bolsistas e cinco turmas de alunos, em 130 atendimentos. Foram realizadas 32 cirurgias de castração de cães e gatos, além de outros procedimentos cirúrgicos necessários para o funcionamento de outros LEPEPs do IFFar-FW. Essas atividades buscaram proporcionar a vivência e a aquisição da experiência necessárias para a prática profissional. As atividades de extensão Outubro Rosa e Novembro Azul envolveram estudantes e comunidade local para transferir informações sobre a importância da castração em cães e gatos para o bem-estar animal e o manejo da saúde pública. Apesar dos desafios, as atividades disciplinares e extensionistas, ao servir como espaço de atividade prática dos graduandos, contribuíram com o bem-estar animal e com a saúde pública na comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.