ContratArte: a conexão entre arte e sociedade contada através de um relato de experiência
Palavras-chave:
ContratArte, Arte, Conexão, Plataforma, ArtistasResumo
Em meio à pandemia, durante um hackathon do IFRS, um grupo de estudantes e servidores criou uma plataforma que conecta artistas ao público: a ContratArte. O objetivo, no início, era ajudar as pessoas isoladas socialmente e os artistas que não podiam trabalhar. Porém, com o passar do tempo, o foco da plataforma foi tornando-se diferente e, através de validações, identificou-se a necessidade de um ambiente virtual que pudesse democratizar a arte e auxiliar os artistas na venda de seus produtos culturais. Três times foram montados: gestão, comunicação e tecnologia (TI). A gestão atua na organização dos processos internos, avaliando metas, indicadores e resultados. Já a comunicação está ligada ao público, tornando-se fundamental na criação de uma marca e tudo que ela acompanha: identidade visual, redes sociais e eventos. E a TI fica na parte operacional da plataforma, desenvolvendo-a e aprimorando-a semanalmente para atender às demandas dos públicos. A ContratArte tem hoje 86 artistas de todo país cadastrados no site, 209 na Artletter, sendo que foram enviadas 50 newsletters e 61 publicações e 48 stories foram postados nas redes sociais (que possui 414 seguidores). Com base nisso, pretende-se tornar a ContratArte em um aplicativo, a fim de atrair mais pessoas.
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