Contar e Encantar: mediação literária nas escolas de Educação Básica de Bento Gonçalves
Palavras-chave:
Contação de histórias, Literatura Infantil, Educação Básica, Formação de leitoresResumo
Este relato de experiência visa apresentar as ações desenvolvidas em um Projeto de Extensão desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, em parceria com a Livraria Dom Quixote, localizada no mesmo município. O objetivo geral do projeto foi promover o contato dos estudantes das escolas de Educação Básica de Bento Gonçalves com a literatura infantil por meio de contações de histórias gravadas e disponibilizadas em vídeo, incentivando a formação de leitores. Baseado na pesquisa-ação, o percurso metodológico contou com formação pedagógica dos licenciandos que contaram as histórias; seleção de obras literárias; ensaios individuais e coletivos; gravação e edição das contações; e, por fim, encaminhamento dos vídeos para as escolas. O aporte teórico para o desenvolvimento das atividades foi baseado nos estudos de Sisto (2012), Busatto (2012), Petit (2019) e Schermack (2012). O resultado do projeto foi a produção de quatro vídeos destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.