Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: um relato de experiência em tempos de pandemia

Autores

  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Carina Fior Postingher Balzan
  • Aléxia Islabão dos Santos
  • Christian Casanova Klima

Palavras-chave:

Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, Ensino remoto, Estágio em Projetos de Extensão

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência a partir de um curso de extensãode Língua Portuguesa ofertado para imigrantes e refugiados e ministrado por alunos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFRS Campus Bento Gonçalves, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão. O objetivo deste relato é compartilhar experiências de docência no referido curso, que foi realizado de forma remota, e ressaltar a importância de ações de extensão voltadas ao público de imigrantes e refugiados. Apresenta-se a descrição detalhada das ações realizadas, a análise da metodologia utilizada nas aulas e os resultados obtidos. Como conclusão, destaca-se, além da relevância de ações de extensão voltadas a imigrantes e refugiados, a contribuição que a prática de estágio trouxe para a formação acadêmica dos estudantes do curso de Letras.

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Biografia do Autor

  • Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
    Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do IFRS campus Bento Gonçalves.

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

ECKERT, Kleber; FIOR POSTINGHER BALZAN, Carina; ISLABÃO DOS SANTOS, Aléxia; CASANOVA KLIMA, Christian. Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: um relato de experiência em tempos de pandemia. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 8–11, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5491.. Acesso em: 21 dez. 2024.