Prática para a formação da identidade extensionista
Palavras-chave:
Extensão, Prática Extensionista, Identidade ExtensionistaResumo
A identidade extensionista pode ser desenvolvida a partir das experiências adquiridas ao longo do tempo, uma vez que a formação inicial para Extensão é ainda muito recente nos currículos dos cursos superiores. O presente trabalho relata a prática extensionista no IFRS campus Caxias do Sul para a formação de uma identidade na Extensão. Desde 2017, foi desempenhada a função de Coordenador da Extensão do campus e foram desenvolvidas 34 ações de extensão, o que permitiu ampliar a visão sobre a Extensão, aprimorando as ações e tornando-as mais significativas para a comunidade. Podem-se citar os programas LAEMM e Vem Viver o Campus Caxias do IFRS!, os projetos Metalurgia Ativa e WebIF, os cursos Ensaios Mecânicos e Pré-IFRS, bem como os eventos Semana Acadêmica da Metalurgia e Portas Abertas, sendo estas ações vinculadas a diferentes áreas temáticas. Como resultado, percebe-se que a Extensão não é só importante para o seu público-alvo, que acaba contribuindo e sendo beneficiado por suas ações, mas também para os estudantes, que acabam tornando-se cidadãos e profissionais melhores a partir da formação integral. Conclui-se que o papel do extensionista deve ser fortalecido e é necessário maior fomento institucional para que sua prática seja concretizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.