Compartilhando saberes docentes: o papel e o sentido da educação na atualidade

Autores

  • Adriana Aparecida Aparecida de Almeida Marcolin Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Adair Adams

Palavras-chave:

Função da escola, Conhecimento, Projeto Político-Pedagógico

Resumo

No momento de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira, defrontaram-se com a situação complexa de ter que definir qual é o papel da educação escolar. Nas reuniões para a construção do documento, as reflexões versaram sobre uma diversidade de tarefas que deveriam ser construídas, tais como ensinar a ciência, dar conta das necessidades básicas dos estudantes, preparar para o mundo do trabalho e cumprir as obrigações legais. Nessa experiência, envolvendo comunidade externa e interna, por meio do método pesquisa-ação, delinearam-se as ações escolares do próximo triênio. O referencial teórico utilizado para dar conta dos debates é a proposta de uma escola do conhecimento segundo Hannah Arendt e Michel Young.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-05-21

Como Citar

DE ALMEIDA MARCOLIN, Adriana Aparecida Aparecida; ADAMS, Adair. Compartilhando saberes docentes: o papel e o sentido da educação na atualidade. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 50–53, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3738.. Acesso em: 21 dez. 2024.