Apicultura no município de Ibirubá e região em 2017
Palavras-chave:
Ação extensionista. Apicultor. Criação de abelhas.Resumo
Saber manejar adequadamente as colmeias é fundamental para evitar a mortalidade das abelhas e proporcionar bons índices produtivos. O Projeto Fortalecimento da Apicultura no Município de Ibirubá e Região, iniciado em 2017, teve como objetivo compreender a realidade dos apicultores, prestar assistência técnica, capacitar os apicultores através de cursos e palestras, integrar os pofissionais dessa área, além de proporcionar formação a técnicos em agropecuária e agrônomos, desenvolver o LApis (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura / IFRS - Campus Ibirubá) e fortalecer a apicultura no município de Ibirubá e região. As ações realizadas pelo projeto, em 2017, foram: criação do grupo de apicultores no Whatsapp, palestras sobre apicultura, caracterização da atividade de apicultura, roda de discussões, curso de manejo básico de apicultura, minicurso de criação de abelhas na Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MOEPEX) do IFRS - Campus Ibirubá e participação no evento #VemProIF. O projeto continua e tem auxiliado no desenvolvimento da apicultura da região.
Downloads
Referências
GARCIA, R. P. A., THEISEN, M. C., CORD, R. D., GUEDES, M. F., SCHNEIDER, L. M. Ações de extensão visando desenvolver a apicultura em Ibirubá e região. Viver IFRS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Pró-Reitoria de Extensão., Bento Gonçalves, RS, p. 64 - 67, 01 jul. 2016.
SABBAG, O. J; NICODEMO, D; Viabilidade econômica para produção de mel em propriedade familiar. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 41, n. 1, p. 94-101, jan./mar. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.