Do trivial ao sofisticado: trajetos de (re)escrita de textos dissertativos no Projeto Redação para Enem e Vestibular
Resumo
Escrever bem indubitavelmente causa um impacto positivo em diversos
momentos da vida profissional, acadêmica e social de qualquer cidadão. Um
bom desempenho, por exemplo, na prova de Redação de um processo
seletivo é crucial para a aprovação de um candidato que deseje ingressar no
Ensino Superior. Entretanto, nas escolas regulares de Ensino Fundamental e
Médio, seja pela restrição de tempo, seja pela vastidão de conteúdos a serem
estudados, a prática de escrita de textos dissertativos, por vezes, é relegada
a segundo plano ou executada de forma descontextualizada, com foco no texto
enquanto produto e não como processo.
Com vistas a contribuir para preencher tal lacuna, foi criado o Projeto Redação
para Enem e Vestibular1. Nesse projeto, proporciona- se a alunos dos
municípios de Feliz-RS e região a oportunidade de experienciar a prática de
leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos, com o objetivo de que
se tornem autores mais críticos e conscientes das próprias produções a ponto
de elevá-las a um nível de consistência argumentativa mais sofisticado. O
Projeto teve 35 alunos inscritos e suas aulas ocorrem quinzenalmente, com
duração de duas horas cada.
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