Do trivial ao sofisticado: trajetos de (re)escrita de textos dissertativos no Projeto Redação para Enem e Vestibular

Autores

  • Paula Biegelmeier Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil

Resumo

Escrever bem indubitavelmente causa um impacto positivo em diversos

momentos da vida profissional, acadêmica e social de qualquer cidadão. Um

bom desempenho, por exemplo, na prova de Redação de um processo

seletivo é crucial para a aprovação de um candidato que deseje ingressar no

Ensino Superior. Entretanto, nas escolas regulares de Ensino Fundamental e

Médio, seja pela restrição de tempo, seja pela vastidão de conteúdos a serem

estudados, a prática de escrita de textos dissertativos, por vezes, é relegada

a segundo plano ou executada de forma descontextualizada, com foco no texto

enquanto produto e não como processo.

Com vistas a contribuir para preencher tal lacuna, foi criado o Projeto Redação

para Enem e Vestibular1. Nesse projeto, proporciona- se a alunos dos

municípios de Feliz-RS e região a oportunidade de experienciar a prática de

leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos, com o objetivo de que

se tornem autores mais críticos e conscientes das próprias produções a ponto

de elevá-las a um nível de consistência argumentativa mais sofisticado. O

Projeto teve 35 alunos inscritos e suas aulas ocorrem quinzenalmente, com

duração de duas horas cada.

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Biografia do Autor

  • Paula Biegelmeier Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil
    Professora EBTT do Câmpus Feliz do IFRS, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

PROJETOS

Como Citar

LEÃO, Paula Biegelmeier. Do trivial ao sofisticado: trajetos de (re)escrita de textos dissertativos no Projeto Redação para Enem e Vestibular. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 24–26, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1354.. Acesso em: 21 dez. 2024.