Ressignifiando o Planejamento: Estrutura e Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Resumo
PARA INÍCIO DE CONVERSA...
Planejar é uma ação que faz parte do cotidiano de todas as pessoas, nas
mínimas coisas.No ambiente escolar, o planejamento ganha ares de
formalidade e, não raro, há uma distância considerável entre as intenções
registradas nos planos e a prática efetiva. No entanto, o planejamento
educacional é muito mais do que o simples preenchimento de formulários
em prazos e rituais vazios de sentido, meramente burocráticos.
Ao se encarar a educação como processo humano de desenvolvimento, em
que as ações propostas têm o objetivo de provocar mudanças, o processo do
planejamento é essencial.
Dessa maneira, é imprescindível que instituições de educação superior, como o
IFRS, possam promover formações para os profissionais da educação básica
em que o processo de planejamento seja (re)significado. Esta é a proposta este
curso de aperfeiçoamento: resgatar o significado, a necessidade e as
possibilidades do processo de planejamento.
Continue lendo...
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.