Alfabetização e letramento: reflexões sobre um curso EaD no período da pandemia
Palabras clave:
Alfabetização, Letramento, Educação a Distância, Formação continuada, Professoras alfabetizadorasResumen
Este trabalho relata a experiência de um curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento, ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2020. O curso teve como público-alvo professoras- alfabetizadoras e estudantes da área de Pedagogia e Letras, sendo também aberto para o público em geral. Os objetivos do curso foram: ofertar um espaço de formação continuada na temática de alfabetização e letramento; apresentar os conceitos principais da
alfabetização e do letramento; apresentar alguns métodos de alfabetização utilizados ao longo da história da alfabetização no Brasil; refletir sobre a formação do leitor e o processo do letramento como um fator de inserção social. Considerando a formação com um local de encontro, apresenta-se uma proposta realizada no período da pandemia: a experiência de um curso de EaD na área da alfabetização. A partir da maior parte das respostas da avaliação do curso, é possível pensar em pontos, como a necessidade de espaços de formação continuada e a alta procura por cursos de formação em alfabetização.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diana Lusa, Francieli Fuchina, Samanta Trivilin Comiotto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à Revista Viver IFRS o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.
Última atualização: 10/03/2026. 18:26











