Alfabetização e letramento: reflexões sobre um curso EaD no período da pandemia

Autores

  • Diana Lusa IFRS / UCS
  • Francieli Fuchina IFRS
  • Samanta Trivilin Comiotto IFRS - UNISINOS

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação a Distância, Formação continuada, Professoras alfabetizadoras

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um curso de formação continuada de Alfabetização e Letramento, ofertado pelo Campus Veranópolis no ano de 2020. O curso teve como público-alvo professoras- alfabetizadoras e estudantes da área de Pedagogia e Letras, sendo também aberto para o público em geral. Os objetivos do curso foram: ofertar um espaço de formação continuada na temática de alfabetização e letramento; apresentar os conceitos principais da
alfabetização e do letramento; apresentar alguns métodos de alfabetização utilizados ao longo da história da alfabetização no Brasil; refletir sobre a formação do leitor e o processo do letramento como um fator de inserção social. Considerando a formação com um local de encontro, apresenta-se uma proposta realizada no período da pandemia: a experiência de um curso de EaD na área da alfabetização. A partir da maior parte das respostas da avaliação do curso, é possível pensar em pontos, como a necessidade de espaços de formação continuada e a alta procura por cursos de formação em alfabetização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

LUSA, Diana; FUCHINA, Francieli; TRIVILIN COMIOTTO, Samanta. Alfabetização e letramento: reflexões sobre um curso EaD no período da pandemia. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 36–40, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5585.. Acesso em: 21 dez. 2024.