O Núcleo de Memória do IFRS: Revisitando ações em prol da preservação e divulgação da memória institucional

Autores

Palavras-chave:

Memória, História, Educação Profissional e Tecnológica, Relato de experiência, Programa de Extensão

Resumo

Este relato de experiência procura apresentar as principais atividades do Núcleo de Memória do IFRS (NuMem) realizadas no ano de 2022. Como programa de Extensão, o NuMem objetiva propor ações que visem identificar, preservar e disseminar a memória institucional e da Educação Profissional e Tecnológica. As atividades do NuMem incluíram a manutenção de seu repositório digital e a divulgação de conteúdos históricos pelo seu perfil no Instagram, além do desenvolvimento do primeiro concurso de fotografias e do projeto de História Oral sobre as experiências de servidores e estudantes durante a pandemia de Covid-19. Em comum, a preocupação em alcançar a comunidade do IFRS em sua totalidade, valendo-se do uso de tecnologias digitais e do trabalho colaborativo dos núcleos de memória locais (NuMem Locais) atuantes nos campi. São esforços que contribuem para gerar saberes sobre memórias e histórias da instituição, além de fortalecer a conscientização histórica tão necessária para compreensão da diversidade e da complexidade que envolvem os grupos sociais atuantes no IFRS ao longo do tempo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Vianna, IFRS Campus Osório e Reitoria (Pró-reitoria de Extensão) - Núcleo de Memória do IFRS

    Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário La Salle (2006), mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2011 e 2016), este último com período sanduíche (CAPES), na Frei Universität Berlin em 2015.

    Atualmente é presidente da Comissão Central do Núcleo de Memória do IFRS (coordenador do Programa de Extensão do Núcleo de Memória) e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório. Também atua na coordenação do GT Acervos: História, Memória e Patrimônio e no grupo de pesquisas Laboratório de História Comparada do Cone Sul. Realizou pós-doutoral em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale dos Sinos. 

  • Caroline Cataneo, IFRS Reitoria - Pró-reitoria de Extensão - Núcleo de Memória do IFRS

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa "Educação, Culturas e Humanidades". Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS - Campus Porto Alegre (2020). Possui graduação em Tecnologia em Logística pelo IFRS - Campus Bento Gonçalves (2015), em Licenciatura em História (2017) e Licenciatura em Letras (2022) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi.

  • Hayra Kohler Schleicher, IFRS Campus Caxias do Sul e Reitoria - Núcleo de Memória do IFRS

    Estudante do ensino médio técnico integrado em química no IFRS. Tem experiência na área de Exatas, com ênfase em Matemática. Bolsista do Núcleo de Memória do IFRS.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

VIANNA, Marcelo; CATANEO, Caroline; KOHLER SCHLEICHER, Hayra. O Núcleo de Memória do IFRS: Revisitando ações em prol da preservação e divulgação da memória institucional. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 58–64, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6515.. Acesso em: 22 jan. 2025.