Criação de um laminário para as práticas de ensino

Autores

  • Gabriela dos Santos Sant'Anna IFRS
  • Pedro Vieira Krummenauer IFRS Rolante
  • Camila Correa IFRS Rolante
  • Médelin Marques da Silva IFRS Rolante

Palavras-chave:

Ensino, Microscópio, Biologia

Resumo

Aulas práticas e vivências no laboratório na área de Biologia são de suma importância no processo de aprendizagem, visto que elas contribuem para uma melhor assimilação do conteúdo teórico e funcionam como uma ferramenta auxiliar para deixar as aulas mais dinâmicas. Pensando nisso, aulas práticas que envolvam o estudo de tecidos, necessitam de uma associação entre componente teórico e prático, sendo esse último realizado pela observação dos tecidos em microscópio óptico. Sendo assim, o objetivo principal do projeto foi a criação de um laminário histológico para fins didáticos que possa contribuir com a educação de alunos da rede de ensino fundamental. Foram confeccionadas diversas lâminas histológicas. Após, foi realizado com as escolas parceiras, ações com a finalidade de apresentar o microscópio óptico e suas inúmeras possibilidades de visualizações teciduais. Associado a isso, também foi proporcionado aulas práticas como forma de estimular o aprendizado. Como resultado se observou um maior interesse dos alunos em relação ao assunto abordado, questionamentos e curiosidade também estiveram evidentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

DOS SANTOS SANT'ANNA, Gabriela; VIEIRA KRUMMENAUER, Pedro; CORREA, Camila; MARQUES DA SILVA, Médelin. Criação de um laminário para as práticas de ensino. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 96–101, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6495.. Acesso em: 21 dez. 2024.