Meninas High-Tech: combatendo a discriminação de gênero nas áreas de ciência e tecnologia

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Ciência, Tecnologia, Gênero

Resumo

A desigualdade e a discriminação de gênero ainda marcam as área de ciência e tecnologia, embora há décadas sejam pensadas ações para combatê-las, inclusive no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com o objetivo de promover reflexões e ações que contribuam para a equidade de gênero, o projeto vem desenvolvendo ações com a comunidade externa, em especial com escolas da região do Vale do Caí. O artigo aborda as atividades presenciais desenvolvidas pelo projeto no ano de 2022. As atividades foram desenvolvidas a partir do contato com as secretarias da educação e as escolas para que pudessem ser adequadas a cada realidade. No escopo deste artigo, serão relatadas três ações, sendo elas: uma oficina em uma escola da região, a participação do projeto em uma feira científica e o desenvolvimento de uma ação de três encontros com alunas do Ensino Fundamental do município de Feliz. As ações permitiram uma ampliação da relação do projeto com a comunidade externa e um envolvimento das pessoas participantes com os temas abordados. 

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Biografia do Autor

  • Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Professora de Sociologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

    Doutora em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do SUl

    Mestre em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Graduada em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

PETRÓ, Vanessa; BOHN FREIBERGER, Sophia; HADRES MENDES, Isabela. Meninas High-Tech: combatendo a discriminação de gênero nas áreas de ciência e tecnologia. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 90–95, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6493.. Acesso em: 21 dez. 2024.