A literatura como "remédio": um relato sobre a ação literária "Clube Café com Leitura" pertencente ao Projeto "Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania"

Autores

  • Laura Cristina Noal Madalozzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.
  • Jorge Luiz dos Santos de Souza dos Santos de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.
  • Alessandra dos Santos Paim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.
  • Clarissa Deggeroni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Clube Literário, Cidadania, Leitura, Escrita

Resumo

O relato em questão busca elencar as motivações que deram origem a uma das principais ações literárias do Projeto de Extensão “Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania” desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. Também pretende-se descrever o seu percurso histórico e metodológico ao longo de sua realização. O clube literário “Café com Leitura” foi concebido em 2019 por um grupo de servidores que se reuniu para pensar em estratégias de incentivo à leitura. Ao debate e à interação, juntaram-se dois atrativos por eles compartilhados: a leitura e o café. Sabedores de que um bom livro e a bebida podem potencializar a socialização, suscitar discussões aprazíveis e promover o bem-estar. A metodologia utilizada foi sendo construída ao longo dos encontros do clube literário. Hoje, o clube conta com cerca de vinte pessoas que participam assiduamente mais os leitores esporádicos. Os resultados dessa ação evidenciam que o objetivo de estreitar e fortalecer a relação entre Literatura, comunidade acadêmica e sociedade, promovendo a formação de leitores críticos para a melhoria da qualidade de vida dos partícipes e superação das desigualdades, está sendo alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Cristina Noal Madalozzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.

Coordenadora do projeto Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania. Doutorado em andamento em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora da área de Linguagens no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. E-mail: [email protected]r ou [email protected]

Jorge Luiz dos Santos de Souza dos Santos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.

Colaborador do projeto Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania. Mestrado profissional em andamento em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria. E-mail: [email protected] ou jorge.[email protected]

Alessandra dos Santos Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.

Colaboradora do projeto Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assistente de Aluno do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria. E-mail: [email protected] ou [email protected]

Clarissa Deggeroni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Vacaria.

Colaboradora do projeto Litera(c)ura: doses de leitura e escrita para a cidadania. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. E-mail: [email protected] ou [email protected]

Downloads

Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS