Do distanciamento social ao engajamento coletivo: ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão do NEPGS/POA Edição 2020

Autores

  • Liliane Madruga Prestes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação para a diversidade, Pandemia, Política institucional

Resumo

Desde o ano 2020 até o momento, a humanidade enfrenta a pandemia de covid-19 que, entre outras consequências, vitimou milhares de pessoas, acirrou
as desigualdades sociais e contribuiu para o aumento das violências de gênero (em particular, potencializadas pelo distanciamento social). Diante desse cenário, como instituição fomos desafiados a reafirmar o compromisso ético, político e social preconizado nas políticas institucionais de ações afirmativas, em particular as voltadas para amenizar os impactos da pandemia nas comunidades nas quais estamos inseridos/as. Entre tais iniciativas, citamos o Programa de Ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade do IFRS – Porto Alegre (edição 2020), cujas atividades foram realizadas mediante o engajamento de integrantes da comunidade interna e externa do IFRS – Campus Porto Alegre (docentes, estudantes, voluntários/as, etc). As ações foram pautadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, e demonstram a potência do coletivo nas lutas em prol da garantia de acesso aos direitos fundamentais para todos/as. Em especial,
destacamos a relevância e a necessidade de ampliação das parcerias institucionais para a atuação em prol de grupos sociais historicamente em situação
de vulnerabilidade social e econômica (tais como mulheres, crianças, pessoas LGBTI+, negros/as, indígenas, quilombolas etc.).

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

PRESTES, Liliane Madruga. Do distanciamento social ao engajamento coletivo: ações desenvolvidas pelo Programa de Extensão do NEPGS/POA Edição 2020. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 55–59, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5597.. Acesso em: 21 dez. 2024.