Alfabetização científica: um processo de ensino e aprendizagem visando a inclusão social

Autores

  • Jéssica Betina Gorgen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Amanda Tirloni Dellay Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Ivo Mai Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Ângela Teresinha Woschinski De Mamann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Ibirubá
  • Angéli Cervi Gabbi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Fabiane Beatriz Sestari Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Guilherme de Bortolli do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Heilande Fátima Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Jonas Anversa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Sandra Rejane Zorzo Peringer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá
  • Vanussa Gislaine Dobler de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Ibirubá

Palavras-chave:

Extensão, Inclusão Social, Física, Matemática

Resumo

O projeto de extensão, intitulado “Alfabetização Científica como uma possibilidade de inclusão social”, vem sendo desenvolvido desde 2015, por professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá. Suas ações buscam valorizar o conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Física e Matemática, explorando atividades práticas. O objetivo do projeto é propor condições para uma alfabetização científica dos alunos de escolas públicas de Ibirubá e região, assim como fornecer materiais
aos professores, principalmente os responsáveis pelas Ciências e Matemática, auxiliando no planejamento das aulas, despertando no aluno o interesse científico, levando-o a estabelecer relações dos conceitos aprendidos com o contexto social.
As ações baseiam-se no método científico de investigação. Os procedimentos adotados envolvem a problematização, análise, reflexão crítica, discussão das etapas dos dados coletados, motivando o aluno para a solução de desafios. Em 2020, as ações foram adaptadas ao formato remoto, com a utilização de vídeos disponíveis no canal do projeto, no Youtube. As ações desenvolvidas por meio do IFRS - Campus Ibirubá resultaram maior conhecimento na comunidade, incentivando a aquisição do saber científico, contribuindo para a superação da
concepção do ensino de Física e Matemática como componentes curriculares...

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

GORGEN, Jéssica Betina et al. Alfabetização científica: um processo de ensino e aprendizagem visando a inclusão social . Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 10, p. 26–30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/5581.. Acesso em: 21 dez. 2024.