Compostagem no campus: uma ferramenta para a educação ambiental
Palavras-chave:
Educação ambiental, Compostagem, VermicompostagemResumo
A técnica da compostagem provoca a reciclagem dos resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para o solo. O ser humano, como gerador de lixo, tem a responsabilidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Sendo assim, uma instituição de Educação, Ciência e Tecnologia tem o dever de promover a conscientização ambiental e gerir sua própria produção de resíduos. Por causa desses propósitos, este projeto de extensão visa desenvolver a prática de compostagem no Campus Rio Grando do Instituto Federal do Rio Grande do sul (IFRS), integrando outras instituições da região por meio de oficinas de sustentabilidade. Com uma abordagem qualitativa, é um estudo de caso realizado no Campus Rio Grande, onde foi montada uma composteira, que recebe os restos de alimentos do local. A técnica utilizada foi vermicompostagem em leiras, resultando em um composto estável, escuro e muito fértil.
Downloads
Referências
RIBEIRO, A. L. et al. Avaliação de barreiras para implementação de um sistema de gestão
ambiental na UFRGS. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Porto Alegre,
2005. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/38064>. Acesso em 04 out. 2019.
TAUCHEN, J. A. Um modelo de Gestão Ambiental para a Implantação em Instituições de ensino superior, 2007, 149pp. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Universidade de Passo Fundo, 2007
TAUCHEN, J.; BRANDLI, L.L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão e Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v13n3/11.pdf>. Acesso em: 04 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.