Cinema e sociedade: uma ação de rupturas, resistências e alternativas
Palavras-chave:
Cinema, Sociedade, Interdisciplinaridade, EnsinoResumo
O Projeto de Ensino “Cinema e Sociedade: resistências, rupturas e alternativas” foi implementado nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande e, posteriormente, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021, proporcionando aos discentes um espaço para crítica, reflexão e acolhimento, através da interdisciplinaridade entre a sociologia, a arte, a psicanálise e a psicologia. Partiu-se da potência crítica
da arte para mobilizar os estudantes, retirando-os da posição de passividade, melancolia e assujeitamento decorrentes de uma sociedade neoliberal, agravada
pela pandemia de COVID-19. Possibilitando debates, articulando outros mundos possíveis e mobilizando afetos insurgentes como a solidariedade, promove-se
consciência política e saúde mental, essenciais para os discentes enquanto oriundos da classe trabalhadora. Os debates com os estudantes acontecem em encontros virtuais a partir de curtas-metragens independentes brasileiros e latino-americanos, exibidos de forma síncrona, que abordam problemáticas políticas e sociais pungentes para o povo brasileiro, e contam com a presença
da equipe do projeto, além de, ocasionalmente, algum convidado especial, referência no tema abordado.
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