Escrita e Cidadania: uma busca pela autoria nas produções textuais
Palavras-chave:
Autoria, Cidadania, Produção textual.Resumo
Este relato de experiência provém do projeto de extensão intitulado “Escrita e cidadania: a construção de espaços de protagonismo por meio da produção textual” ocorreu no ano de 2017. Tinha como objetivo principal proporcionar para alunos da rede pública da região e para os alunos do ensino médio do IFRS - Campus Osório encontros de discussão de temas relacionados à sociedade contemporânea, estabelecendo espaços de protagonismo na formação cidadã através da escrita. Para isto, foram utilizadas algumas propostas de redação utilizadas em vestibulares e na prova do ENEM. A sua principal justificativa é o fato de que o empoderamento, por meio do desenvolvimento da noção de “autoria”, é um passo importante para a diminuição da desigualdade social, pois estimula os jovens a atuarem como cidadãos críticos e ativos diante de temáticas em voga.
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Referências
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GERALDI, J.W. Portos de Passagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PRATES, A. Vestibular e cidadania: um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular.
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