O Curso Técnico em Biblioteconomia e a Acessibilidade através da Leitura e da Literatura no Encontro Estadual de Leitura Inclusiva no IFRS-Campus POA
Palavras-chave:
Biblioteconomia. Inclusão. Leitura. Literatura. Ação Cultural.Resumo
A formação de Técnicos em Biblioteconomia deve prever ações em sala de aula e em contato com a comunidade, através da indissociabilidade entre Ensino e Extensão, para que sejam mediadores entre o livro, o texto e o leitor. A atuação dos técnicos, junto aos bibliotecários, é a oportunidade de promover ações culturais para que a biblioteca seja um espaço de acesso e estímulo à leitura e à literatura promovendo a acessibilidade para todos. O II Encontro Estadual de Leitura Inclusiva, realizado no IFRS - Campus Porto Alegre, no segundo semestre de 2017, teve como objetivo ser um chamamento para que a sociedade e as Instituições parceiras que recebem acervos da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN) unam-se na construção uma grande rede de ações em prol das pessoas com deficiência. A realização destas ações é um estímulo para que docentes, discentes, técnicos, instituições parcerias e comunidade desenvolvam ações de inclusão para o público interno e externo ao IFRS, envolvendo a todos no planejamento, organização e realização do Evento. O Encontro faz parte do elenco de ações de extensão realizadas pela Equipe do CERLIJ, que se configura como um espaço da Extensão no Campus e para além deste.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Disponível em: http://www.cultura.gov.br/pnll. Acesso em: 30 maio 2018.
ESTABEL, Lizandra Brasil; MORO, Eliane da Silva (Org.). Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014.
NEVES, Iara C. B.; MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B. (Org.). Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Porto Alegre: Evangraf; SEAD/UFRGS, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.